Uma Voluntária Inglesa em Ilhéus

Meu nome é Jen Keyte, sou de Oxford, Inglaterra.

Sou voluntária, atendi ao chamado da Cooperbom Turismo para ser volunteacher no projeto “Inglês para a Vida” por três meses, estou hospedada com uma família local. Eu atendi ao chamado do voluntariado porque eu quero fazer a diferença na vida das pessoas. Ser voluntária traz benefícios intangíveis que eu não conseguiria aprender de outra forma, é uma troca maravilhosa.

O projeto “Inglês para a vida”, me proporciona um aprendizado maravilhoso com as crianças, jovens participantes e também com os outros voluntários locais, além dos alunos do LCA – Language Centre for All, curso social de apoio ao CIVI.

O projeto tem me inspirado muito, com ele aprendi a entender o verdadeiro sentido de pertença e eu ganhei muito trabalhando nesse projeto. Eu já havia trabalhado nas Filipinas e na Índia como voluntária e gostei muito.

Estar aqui em Ilhéus, sendo voluntária pela Cooperbom Turismo através do CIVI – Centro Internacional de Voluntários Intercambistas tem me inspirado e motivado a continuar nesse processo de troca.

Obrigada a Equipe da Cooperbom Turismo pela oportunidade.

Posted in Uncategorized | Leave a comment

Um pouco mais sobre Márcio Sherzo e sua experiência SVE na França

Saber o que nos motiva a fazer algo é a chave para o sucesso. O que me motivou a desejar viver esta experiência? O que me motivou a querer mudar o meu estilo de vida? A minha formação acadêmica foi o principal motivo para que eu desejasse estar aqui. Eu estudo línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais e a possibilidade de conhecer outros terrenos, sair da zona de conforto, descobrir o mundo ao meu redor, conhecer pessoas, culturas e todo o universo que existe além da fronteira que nos separa do resto do mundo me soou bastante atraente.

Eu tenho trabalhado em algumas atividades que me interessam bastante, como por exemplo, na recepção do Camping, acolhendo e orientando os clientes e em algumas tarefas administrativas. Eu trabalho também no desenvolvimento de um projeto pessoal aonde realizo intervenções culturais em escolas das vilas locais com o objetivo de compartilhar com as crianças um pouco do meu idioma e da minha cultura e essas intervenções me possibilitam viver momentos de descontração e aprendizado.

dddgggd-1-1220x731Recepção do Camping Le Belvédère, eu, o recepcionista
13566211_1125180387541700_1979237599_nIntervenção Cultural na Escola de Villegailhenc FR

Sempre que existe a possibilidade de participar dos eventos que ocorrem no Camping eu procuro me integrar, seja em alguma formação ou Youth Exchange que são projetos que reúnem jovens de países diferentes para discutir sobre algum tema e viver um experiência de troca cultural. Eu confesso que tenho aprendido bastante sobre diversos temas, principalmente sobre desenvolvimento sustentável e comunicação, tenho conhecido muita gente especial que fazem com que eu me sinta em casa. Essa é a magia de uma viagem internacional, as descobertas.

20161102_113854Youth Exchange “Mass MediaTiks”

É importante destacar o seminário SVE em Sommières, aonde conheci outros voluntários oriundos de outras partes do mundo, que desenvolvem diferentes projetos e possuem diferentes motivações. Esse seminário me deu a oportunidade de conhecer mais sobre o programa Erasmus+ e também sobre os meus direitos e deveres.

20160524_213910Participantes do Seminário SVE à Sommières

Um dos momentos bem interessantes do meu voluntariado foi participar da Conferência Erasmus+ “Bougez avec Erasmus+” em Carcassonne, voltado para os jovens interessados em conhecer mais sobre as possibilidades oferecidas pelo programa. Eu compartilhei com os presentes a minha experiência através de um testemunho e respondendo as perguntas dos jovens.

14440870_2121817431377711_7555360357695983424_nConferência Erasmus+

Tudo o que venho vivendo tem sido realmente interessante e intenso, tenho praticado idiomas o tempo inteiro, tenho feito novas amizades, trabalhado em meu projeto e viajando um pouco para descobrir outras culturas.

dsc06516Muro de Berlim – Alemanha

Eu acredito que dentre as coisas mais complicadas desta viagem sejam as várias pessoas que chegam e partem, mas o importante é saber que apesar de todas as chegadas e partidas existem coisas que ficam para sempre, como o aprendizado, a experiência e a vontade de continuar se desafiando e descobrindo.

Posted in Uncategorized | Leave a comment

Marcio Sherzo – Voluntário EVS na França 2016/2017

Selecionado e enviado pela Cooperbom Turismo (Ilhéus – Brasil) através do CIVI – Centro Internacional de Voluntários Intercambistas (setor da Cooperbom Turismo que trabalha o voluntariado da instituição), para uma temporada de 10 meses na França pelo SVE (Serviço de Voluntariado Europeu), o voluntário Márcio Sherzo estudante do Curso LEA da Universidade Estadual de Santa Cruz, tem cumprido sua missão no voluntariado em Carcassonne – sul da França, na organização de acolhimento Initiative et Développement Citoyen (IDC).

12495091_991532110922765_4237868886246072737_n-1

Márcio se sente feliz e cumprindo metas no serviço voluntário, para ele “A vida é feita com base em oportunidades ou pela falta delas. Toda experiência que buscamos adquirir para se tornar uma pessoa melhor, para melhorar o nosso desempenho profissional ou para obter um diploma na universidade são possíveis graça as oportunidades que nos foram presenteadas, que buscamos ou que conquistamos.

Quando estamos longe de casa e da família acabamos nos aproximando das pessoas que conhecemos ao longo da jornada e que nos causam empatia” (Márcio Sherzo).

Oportunidade e experiência são os  elementos que me guiam nesta viagem chamada SVE (Service Volontaire Européen).

20160407_095408

Posted in Uncategorized | Tagged , , , | Leave a comment

Voluntariado – Visão de uma voluntária na Itália

Janaina Barreto
“Ciao,
Io vorrei parlar un poco di questa città…
Cidade-berço de Cristóvão Colombo e rival de Marselha na disputa pelo melhor porto do mar Mediterrâneo, Gênova situa-se na região da Ligúria e é capital da província de mesmo nome. Peculiar por toda a história que carrega, impressiona por sua arquitetura, seus prédios antigos e por um conjunto de ruas classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco – quem tiver interesse pode pesquisar por “Le Strade Nuove e i Palazzi dei Rolli”.
Logo que cheguei em Gênova percebi que a cidade era bem aberta para quem vem de outros países, muita gente de fora vive na cidade, e enquanto estive lá não vi nenhum caso de xenofobia. Inclusive o meu trabalho era voltado para crianças refugiadas de diversos países, além da Itália, claro. Foram sete meses maravilhosos, de muito aprendizado e experiências gratificantes.”
A Voluntária SVE Janaina M. Barreto, que mora em Ilhéus – Bahia, é estudante do 6º semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, ela fez um excelente trabalho na Associazione Il CeSto em Gênova de setembro de 2014 a maio de 2015 e estará desenvolvendo o workcamp na Cooperbom Turismo para receber os próximos voluntários estrangeiros que estarão trabalhando em organizações locais.Janaina Il Cesto
Posted in Uncategorized | Tagged , , | Leave a comment

Atividades em Pictures de uma Voluntária na Romênia.

Registro em fotos da Silvia em atividades do voluntariado 2014 da sending organisation Cooperbom Turismo Ilhéus/Brasil na T4UTH host organisation em Baia Mare/Romênia de 06/01/2014 a 04/09/2014.

*Silvia Letícia – Voluntária pelo Programa Cooperbom Turismo/Joint/T4UTH – Romênia

Posted in Uncategorized | Tagged , , | Leave a comment

Minha Viagem para a Romênia (Baia Mare – destino final)

Olá! Me chamo Silvia e sou a primeira voluntária do CIVI – Centro de Intercâmbio de Voluntários Internacionais da Cooperbom Turismo Ilhéus – na Europa.

Na minha primeira postagem vou falar a respeito da viagem. Sai do Brasil em 11 de Janeiro, o voo partiu de Salvador e fazia escalas em Lisboa/Portugal e Frankfurt/Alemanha ate chegar no destino final que era a capital da Romênia, Bucharest. Abaixo foto dos aeroportos em que fiz escala, infelizmente nao deu para fotografar o aeroporto de Bucareste pq estava sem bateria.

Aeroporto de Lisboa, em Portugal. 1014061_229362500593021_631942880_n

Do aeroporto segui para a estacão de trem e lá peguei um comboio para Baia Mare, meu destino final. A viagem ‘e muito longa, os trens sao um pouco lentos mas achei super confortáveis. Foram cerca de 14h30 de viagem, saí de Bucareste às 05h50 e cheguei aqui em Baia Mare as 20h40. Aqui algumas fotos dos lugares que vi pela janela do trem:

Image

Nas próximas postagens pretendo falar um pouco mais sobre a cidade em que estou vivendo! Até mais 🙂

Image | Posted on by | Tagged , , , | Leave a comment

Programa Voluntariado 2014 da Cooperbom Turismo estará enviando para a Romênia voluntária selecionada em 2013

Partirá para a Romênia amanImagehã dia 11/02 a voluntária selecionada no Programa Voluntariado 2014. Silvia Letícia Souza Oliveira, estudante do curso LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas) da UESC.

Ela foi selecionada entre os diversos inscritos em 2013 pela organização sender Cooperbom Turismo (Ilhéus), para a T4UTH – Team For Youth Association, organização em Baia Mare/Romênia que desenvolve projetos culturais a nível regional e europeu. Seus principais recursos são as competências de seus grupos de jovens voluntários. O objetivo geral é estimular iniciativas culturais através do voluntariado e participar das transformações sociais levando os jovens a se tornarem civil e culturalmente ativos.

Para Silvia, participar desse projeto de voluntariado já está sendo maravilhoso pois permitirá a ela desenvolver suas competências nas atividades programadas beneficiando-a com um novo olhar sobre a cultura das comunidades onde ela estará trabalhando ao mesmo tempo em que ela terá a oportunidade de doar seu tempo e suas habilidades como voluntária. Ela está feliz com essa oportunidade.

Acompanharemos os 07 (sete) meses da Silvia neste blog a partir de amanhã até 10/09 quando ela retornará ao Brasil.

Posted in Uncategorized | Tagged , , , | Leave a comment